Tuesday, January 30, 2018

Belgium Story in Portuguese language

O problema da formiga 
Era uma vez uma formiga que tinha um  problema:
“'Kgg! Arr! Nnh! Pft!”… A pequena formiga transpirava por todo o lado. Estava esgotada! Tentava carregar aquele delicioso lanche (uma linda cereja).
- Para que serve toda esta comida, senão consigo arrastá-la até à minha casa?! - pensou a formiga. - Esta cereja deliciosa não se mexe nem um bocadinho.
A formiga considerava-se muito forte, mesmo muito forte.

Não queria pequenas migalhas de pão nem uma folha saborosa. Queria apenas aquela linda cereja! 
Passava, por ali perto, um caracol que ao ver a formiga carregada perguntou-lhe:
- Olá formiga, mas que belo lanche que aí levas! Essa cereja tem um aspeto delicioso!
A formiga respondeu:
- É verdade, o problema é que é muito pesada para mim e demasiado grande para entrar na minha casinha.
- Eu posso ajudar! – retorquiu o caracol. – Mas depois também quero um bocadinho de cereja.
- Nem penses nisso! – exclamou prontamente a formiga. - Fui eu que a encontrei e por isso ela é minha!
O Caracol olhou para a formiga com desprezo e lentamente afastou-se.
A formiga voltou à sua tarefa e …
- Huumm, tenho de pensar como posso resolver isto… Se eu escavar um rego na terra, talvez consiga que a cereja deslize até à minha casinha. Força nisso!! A formiga começa a escavar, a escavar, mas quanto mais escavava mais a cereja lhe pesava nas costas.
- Ora bolas!! Isto não está a resultar. -pensou a formiga ao mesmo tempo que tentava escapar por baixo da cereja.
Passava por ali perto o grilo Cri-Cri e ao ver a formiga perguntou-lhe:
- O que estás a fazer?
- Olá Cri-Cri, encontrei esta deliciosa cereja e estou a tentar levá-la para minha casa.
- Ui! Acho que isso não está a correr nada bem! – exclamou  o grilo.
- Essa cereja parece-me demasiado pesada para a levares sozinha. Dou-te uma ajudinha em troca de um bocadinho de cereja.
- Não!!!! Nem penses nisso!!! – gritou a formiga. Esta cereja é minha, só minha!!!.
- Como queiras. -respondeu o grilo, seguindo o seu caminho.
A formiga, pensou…pensou…pensou…e:
- Se eu colocar um galho por baixo da cereja talvez resulte! Assim posso levantar a cereja e ela começará a rebolar.
Começou imediatamente à procura de um pequeno galho para colocar debaixo da cereja.
- Krrr! Arrgh! Nnnh! Com muito esforço tentou pôr o galho debaixo da cereja, mas sem sucesso.
- Não consigo! Ou eu sou muito pequena e demasiado leve ou esta cereja é mesmo pesada. Por este andar, nunca conseguirei levar a cereja para minha casa!
BZZZZZZZZZ. Curiosamente,  voava por ali perto uma abelha.
- Olá formiga, andas muito atarefada!
- Olá abelha! -respondeu a formiga. - Estou a tentar levar esta linda e saborosa cereja para casa, mas não sou capaz!
- Eu posso ajudar-te, mas em troca dás-me um bocadinho dessa delícia! -disse-lhe a abelha.
- Olha abelha, não és a primeira a oferecer-me ajuda, mas eu encontrei esta cereja e quero-a só para mim.
- Ok, Ok! Força, então! Mas de que te vale teres a cereja se não a consegues levar para tua casa? De qualquer modo, isso é grande demais para ti.
A formiga pensou no que acabara de ouvir. A abelha tinha razão no que dizia.  - A cereja é enorme! Eu sozinha, nunca conseguirei comê-la toda, e muito menos levá-la para casa. Tenho de resolver isto de outra maneira.
E de repente teve uma ideia brilhante!
A formiga chamou o caracol, o grilo e a abelha e disse-lhes:
- Tive uma ideia brilhante. Se me ajudarem, faremos uma grande festa, em minha casa, e toda a gente poderá comer um pouco da cereja!
- Yuppi!!! – gritaram todos ao mesmo tempo, festejando a grande ideia.
Assim, os quatro amigos uniram esforços.
O caracol empurrava a cereja com a sua casa, o grilo empurrava a cereja como podia, a formiga e a abelha ficaram no topo da cereja e rolavam a cereja com as suas patas compridas.
Foi uma tarefa difícil levar a cereja até à casa da formiga. Mas ela estava tão feliz e aliviada que convidou todos para o jantar e juntos divertiram-se imenso.

No comments:

Post a Comment